Tópicos

Valmira inaugura primeira escola de tempo integral de Colinas

Prédio onde funcionou a antiga escola de ensino médio Martinha Menezes vai abrigar agora a primeira escola em tempo integral de Colinas

A prefeita Valmira Miranda, juntamente com a secretária de Educação Socorro Borba, inaugurou na última sexta-feira (09), a primeira escola em tempo integral de Colinas. Trata-se do prédio da antiga escola Martinha Menezes, localizada no Bairro Vovó Noeme, que já funcionou como instituição de ensino médio do Governo do Estado.

A aquisição do prédio pela Secretaria Municipal de Educação se deu após tratativas da secretária Socorro Borba com o secretário estadual de Educação, Felipe Camarão. No local agora vai funcionar o CEMIC – Centro de Ensino Municipal Integral de Colinas.

A estrutura para funcionamento da nova escola, composta de servidores remanescentes da Secretaria de Educação, contará com uma gestora geral, diretora pedagógica, uma supervisora de ensino, mais professores, auxiliares, secretária, merendeiras e agentes de vigilância dentre outros profissionais. O CEMIC vai oferecer modalidade de ensino fundamental II (6º ao 9º Ano) com cinco turmas, cada uma com vinte alunos. No total, a escola vai abrigar 100 alunos com aulas em tempo integral.

No mesmo dia em que foi inaugurado, o CEMIC já realizou um encontro presencial com a comunidade escolar, ocasião em que foi feita a apresentação dos servidores da escola aos pais de alunos. Os preparativos para o pleno funcionamento veem ocorrendo desde o dia 17 de março com planejamento didático pedagógico, oficinas pedagógicas e preparação das salas para recepcionar sua clientela.

Conforme informou a gestora da nova escola, professora Jeane Abreu de Oliveira, o CEMIC começará a funcionar normalmente em tempo integral, com aulas presenciais, seguindo todos os cuidados necessários para que se evite o contágio do coronavírus, a partir do dia 19 de abril, próxima segunda feira.

Durante a inauguração, a prefeita Valmira Miranda destacou que, para além do Português, da Matemática ou Geografia, o essencial é trabalhar o coração da juventude.

Valmira discursa na inaugura da primeira escola em tempo integral de Colinas

“Nós queremos que floresça no coração de cada um dos jovens o espírito de paz, de amor ao próximo, de solidariedade, de tolerância. Essa escola é um espaço de aprendizagem, mas é fundamentalmente que ela seja um ambiente de construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais igualitária e mais pacífica”, enfatizou a prefeita.

Para a secretária de Educação, Socorro Borba, inaugurar uma escola em tempo integral em Colinas vai além de um sonho. É uma conquista para o povo colinense

“A prefeita Valmira Miranda sempre deixou claro que a educação seria sua prioridade maior e, para isso, não tem medido esforço no sentido de melhorar os índices educacionais de nosso município. Inaugurar hoje essa escola de tempo integral, a primeira de Colinas, com toda essa estrutura, é mais do que um sonho. É uma realização e a certeza de que estamos no caminho certo. Agradeço também ao secretário estadual Felipe Camarão que tem sido um grande parceiro da educação de Colinas”, disse a secretária.

No CEMIC os estudantes terão carga horária ampliada nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, além de disciplinas outras disciplinas diferenciadas como Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil, Introdução à Pesquisa, Formação Humana, Esporte e Práticas Experimentais nos laboratórios.

Com informações do Blog do Prof. Antonio José

Fotografias: Prof. Antonio José

Seu endereço de e-mail não será publicado.*