11/02/2018 - Noticias

COLINAS PARTICIPA DE MISSÃO QUE VISA GEMINAR NOVA IORQUE/EUA COM MARANHÃO

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Colinas esteve presente em Missão Técnica de Cooperação Internacional na cidade de Nova Iorque, 565 km da capital São Luís. Um dos objetivos da missão é tornar Pastos Bons e Nova Iorque rota turística.

O foco da parceria é estudar a viabilidade técnica e elaboração de Protocolo Internacional de Geminação entre as cidades de Nova Iorque – MA e Nova Iorque – EUA. Para tal, a missão deve definir um grande projeto de revitalização socioeconômica ambiental sustentável do Lago de Boa Esperança e o Baixão dos Pastos Bons, que possuem mais de 300 olhos d’água, entre as Bacias dos Rios Parnaíba e Itapecuru.

O evento aconteceu durante três dias com seminário, visitas técnicas e a oficina de elaboração do projeto que norteará o Protocolo Internacional de Cidades Geminadas.

Cidade irmã é um conceito que tem como objetivo a implementação de relações e mecanismos que permitam o intercâmbio de experiências e conhecimento em nível econômico, social e cultural, através dos quais cidades estabelecem laços de cooperação.

Estiveram presentes os representantes da Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais e Consórcios Públicos (CIDR – Sertão), o Ministério das Relações Exteriores, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Ministério da Saúde através da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o Departamento de Cooperação Técnica Internacional (COTEC), o Ministério do Meio Ambiente e Agência Nacional de Águas (ANA).