08/02/2018 - Noticias

MELHOR IDADE SE JOGA NA FOLIA NA UBS DR. OSANO BRANDÃO

Promovendo lazer e alegria para a turma da melhor idade, as equipes  do Centro de Referência de Assistência Social da Trizidela (Cras), o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e a Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBS Dr. Osano Brandão realizam comemoração carnavalesca com o tema “Viver com Saúde, Festejar e Ser Feliz”.

O evento aconteceu na última quarta, 7, na Unidade Básica de Saúde Dr. Osano Brandão (Módulo) com a participação de pacientes idosos. “O objetivo é formar grupos de idosos para trabalhar hipertensos e obesos para realizar atividades semanais ou quinzenais”, explica a fisioterapeuta Auriana Noleto, coordenadora do Nasf.

De acordo com o site oficial do órgão, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

O senhor Emanoel Rocha se jogou na folia, dançou muito forró e disse esperar por mais atividades como essa. “Quanto mais movimento é melhor”, afirma. Além dos lanches, dinâmicas, brincadeiras, a equipe de saúde presente no evento também fez testes de glicemia capilar com os idosos presentes.

O objetivo da ação é aproximar os profissionais da saúde com os pacientes idosos e incentivar atividades físicas. “A parceria Cras, Nasf é importante porque trabalhamos com o mesmo objetivo: a saúde do idoso”, explica a enfermeira Jordânia Amorim, responsável pelo Esf da UBS Dr. Osano Brandão.