Julho Amarelo | Prefeitura promove campanha para conscientização sobre hepatites virais

A Prefeitura de Colinas, por meio da Secretaria de Saúde, promove a campanha ‘Julho Amarelo’, com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre as hepatites virais (doenças silenciosas que acometem o fígado, podendo levar a situações graves, como cirrose, câncer e até a morte, se não forem tratadas).

Na manhã de ontem (10) uma grande ação aconteceu na Praça Dias Carneiro e durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizarão ações de conscientização e testagem da população, além de promover palestras sobre as hepatites virais, vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia. A orientação é para que a população procure a UBS mais próxima de sua residência para se informar a respeito da realização do teste rápido.

Os sintomas da hepatite são silenciosos, por isso a importância de alertar a população quanto aos cuidados que devem ser tomados para se prevenir e, também, da importância de realizar o teste rápido. A hepatite tem tratamento, que inclusive é ofertado gratuitamente pelo SUS, e quanto mais cedo for diagnosticada, maiores são as chances de cura”, explica a secretária de Saúde, Soliane Monteiro.

Hepatites Virais

As hepatites virais B e C podem ser transmitidas por meio de sangue contaminado presente em objetos, como agulhas e alicates de unha, uso de material não esterilizado em procedimentos cirúrgicos, colocação de piercing e tatuagens, e também por meio de sexo desprotegido.

Os vírus podem ser transmitidos pela mãe ao seu bebê durante a gravidez, no momento do parto ou durante a amamentação. Por isso, é importante tomar a vacina contra a hepatite B, que é ofertada em todas as Unidades de Saúde do município, gratuitamente.

Liliane Neves Carvalho ver secretaria