Conheça algumas ações do município de Colinas em combate ao COVID-19

A secretária municipal de saúde do município de Colinas, Liliane Carvalho, realizou um pronunciamento atualizando a população quanto as medidas de combate ao coronavírus adotadas até agora.

Além da execução do plano de contingência em parceria com a Guarda Municipal e Polícias Civil e Militar para o cumprimento dos decretos municipais, a prefeitura já adquiriu três pedidos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) específicos para o combate do covid-19.

Realizou treinamentos com a equipe de limpeza do hospital, equipe de limpeza urbana para orienta-los de como fazer a higienização em locais onde pacientes com o novo coronavírus estiveram bem como previnir o contágio também destes profissionais.

A Secretaria também contratou 25 novos funcionários para formar uma Força Tarefa da Vigilância Sanitária para organizar filas em bancos e lotéricas a fim de evitar o contágio nestes locais de aglomeração além de fiscalizar e orientar os estabelecimentos de serviços essenciais em como manter o funcionamento adotando as medidas de higiene e respeitando os horários determinados pelos decretos.

A Unidade Básica de Saúde do bairro Guanabara agora é um centro de atendimento exclusivo para síndromes gripais, contando com médico e enfermeiro atendendo durante todo o dia de segunda a sexta. A medida tem como objetivo evitar o contato dos demais pacientes da rede com possíveis infectados por covid-19.


Através de parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres será distribuído máscaras de tecido para população carente da cidade.

As mulheres que já faziam parte do curso de Corte e Costura da pasta foram contratadas (somente mulheres que não tinham uma fonte de renda) para a confecção destas máscaras que serão entregues junto com um kit de higiene contendo: álcool gel, detergente, sabonete e um material educativo sobre como se cuidar para não ser infectado com coronavírus.

A equipe de Agentes de Endemias tem feito um trabalho de sanitização em espaços de grande aglomeração (bancos, lotéricas, hospitais, praças etc) aos finais de tarde para evitar a proliferação do vírus.

 

Através de parceria entre a Prefeitura Municipal de Colinas e o Governo do Estado do Maranhão o Hospital Estadual Dr. Carlos Macieira está sendo reformado para implantação de 20 leitos para atender pacientes com síndromes gripais leves e pacientes com sintomas de Covid-19 leves.

 


A equipe de Vigilância Epidemiológica está sendo ampliada com profissionais técnicos de enfermagem e enfermeiros para o acompanhamento domiciliar de pacientes suspeitos e confirmados de coronavírus.


E uma das últimas medidas foi a concepção pela equipe médica do município de um protocolo de tratamento para pacientes em grau leve de coronavírus. O objetivo é tratar dos pacientes precocemente para que não evoluam para uma situação grave. Esta última medida está em processo de licitação para aquisição de medicamentos através de recursos próprios do município.

Praça Dias Carneiro, 402, Centro                                                                                                                              de Segunda a Sexta, das 08h às 18h
Colinas - Maranhão - CEP: 65.690-000                                                                                                                                      (99) 3552-1626
CNPJ: 06.113.682/0001-25

© 2019 Prefeitura Municipal de Colinas - Ma. Todos os direitos reservados.