Conheça algumas ações do município de Colinas em combate ao COVID-19

A secretária municipal de saúde do município de Colinas, Liliane Carvalho, realizou um pronunciamento atualizando a população quanto as medidas de combate ao coronavírus adotadas até agora.

Além da execução do plano de contingência em parceria com a Guarda Municipal e Polícias Civil e Militar para o cumprimento dos decretos municipais, a prefeitura já adquiriu três pedidos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) específicos para o combate do covid-19.

Realizou treinamentos com a equipe de limpeza do hospital, equipe de limpeza urbana para orienta-los de como fazer a higienização em locais onde pacientes com o novo coronavírus estiveram bem como previnir o contágio também destes profissionais.

A Secretaria também contratou 25 novos funcionários para formar uma Força Tarefa da Vigilância Sanitária para organizar filas em bancos e lotéricas a fim de evitar o contágio nestes locais de aglomeração além de fiscalizar e orientar os estabelecimentos de serviços essenciais em como manter o funcionamento adotando as medidas de higiene e respeitando os horários determinados pelos decretos.

A Unidade Básica de Saúde do bairro Guanabara agora é um centro de atendimento exclusivo para síndromes gripais, contando com médico e enfermeiro atendendo durante todo o dia de segunda a sexta. A medida tem como objetivo evitar o contato dos demais pacientes da rede com possíveis infectados por covid-19.

Através de parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres será distribuído máscaras de tecido para população carente da cidade.

As mulheres que já faziam parte do curso de Corte e Costura da pasta foram contratadas (somente mulheres que não tinham uma fonte de renda) para a confecção destas máscaras que serão entregues junto com um kit de higiene contendo: álcool gel, detergente, sabonete e um material educativo sobre como se cuidar para não ser infectado com coronavírus.

A equipe de Agentes de Endemias tem feito um trabalho de sanitização em espaços de grande aglomeração (bancos, lotéricas, hospitais, praças etc) aos finais de tarde para evitar a proliferação do vírus.

Através de parceria entre a Prefeitura Municipal de Colinas e o Governo do Estado do Maranhão o Hospital Estadual Dr. Carlos Macieira está sendo reformado para implantação de 20 leitos para atender pacientes com síndromes gripais leves e pacientes com sintomas de Covid-19 leves.

A equipe de Vigilância Epidemiológica está sendo ampliada com profissionais técnicos de enfermagem e enfermeiros para o acompanhamento domiciliar de pacientes suspeitos e confirmados de coronavírus.

E uma das últimas medidas foi a concepção pela equipe médica do município de um protocolo de tratamento para pacientes em grau leve de coronavírus. O objetivo é tratar dos pacientes precocemente para que não evoluam para uma situação grave. Esta última medida está em processo de licitação para aquisição de medicamentos através de recursos próprios do município.