Colinas recebe tutoria de planificação para melhorar prestação de serviços de saúde no município

Nesta terça-feira, 4, aconteceu no auditório do IEMA uma reunião sobre o “PlanificaSUS”, uma estratégia de educação permanente que busca consolidar a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde (RAS), por meio da implantação metodológica da Planificação da Atenção à Saúde (PAS).

O PlanificaSUS tem ainda o objetivo de desenvolver competências, habilidades e atitudes necessárias às equipes técnicas e gerenciais para organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH) com foco nas necessidades de saúde dos usuários.

Hoje nós estamos aqui fazendo uma repactuação do PlanificaSUS que trouxe de volta a reorganização do processo de trabalho nas unidades de saúde de Colinas. Temos hoje uma unidade laboratório no bairro liberdade e mais vinte unidades de expansão e todas estão trabalhando na reorganização da atenção primária de saúde do município”, destacou a secretária de Saúde, Soliane Monteiro.

Para o coordenador do PlanificaSUS no Maranhão, Luís Saulo, o objetivo maior da reunião é traçar metas e estratégias e fortalecer o apoio da Secretaria de Saúde do Estado aos municípios. “Fortalecer o apoio da SES com os municípios, mas principalmente com o município de Colinas porque nós estamos colocando Colinas como referência dentro do Estado, como o município padrão ouro dentro da planificação“, completou.

A reunião contou ainda coma presença da prefeita Valmira Miranda e de médicos e enfermeiros que trabalham na saúde do Município.

Liliane Neves Carvalho ver secretaria