Agricultura

Festival das Quebradeiras de Côco reúne grande público e celebra a cultura do babaçu em Colinas

Festival das Quebradeiras de Côco reúne grande público e celebra a cultura do babaçu em Colinas

O Festival das Quebradeiras de Côco, realizado no povoado Canto Bom, foi um grande sucesso e se consolidou como um dos mais importantes eventos culturais de Colinas. A programação contou com apresentações culturais, feira de exposição de produtos derivados do babaçu, música, dança e muita festa, valorizando o trabalho das quebradeiras e a riqueza cultural do município.

O evento reuniu um grande público e contou com a presença do prefeito Renato Santos, da ex-prefeita Valmira Miranda, vereadores, secretários municipais e demais autoridades.

Presente no evento, o prefeito Renato Santos destacou a importância do festival: “o babaçu é símbolo de resistência, tradição e identidade para a nossa gente. Este festival é uma forma de valorizar o trabalho das quebradeiras e mostrar para todos a riqueza cultural e econômica que o babaçu representa para Colinas.”

O prefeito fez questão de também agradecer o apoio do governador Carlos Brandão e do secretário de Assuntos Municipalistas Orleans Brandão. "Temos dois colinenses que não medem esforços para ajudar sua terra e seu povo. Nosso governador Carlos Brandão e nosso secretário Orleans foram muito importantes para a realização deste evento", destacou o gestor.

Quem também esteve no local foi a secretária adjunta de Assuntos Municipalistas do Governo do Maranhão e ex-prefeita de Colinas, Valmira Miranda. Ela ressaltou o fortalecimento da cultura local: “fico muito feliz em ver que essa tradição continua viva e sendo celebrada. As quebradeiras de côco são verdadeiras guardiãs da nossa história, e esse evento é um reconhecimento merecido.”

“O festival foi pensado para unir cultura, geração de renda e valorização das nossas raízes. Ver o povo participando, se envolvendo e se orgulhando dessa tradição é a maior recompensa", destacou a secretária de Agricultura, Ângela Torres.

Valorização da cultura e da economia local

Além da programação cultural, a feira de exposição de produtos derivados do babaçu mostrou a força empreendedora das mulheres quebradeiras, com óleos, artesanatos, sabonetes, alimentos e outros produtos que movimentaram a economia local.

 

 


Secretarias Vinculadas

Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Pecuária e Desenvolvimento Econômico

Ângela Regina Macedo Paiva Torres ver secretaria